Tuesday, October 31, 2006

Hoje fui passear com a Mer. A Rita teve que fazer baby sitting o dia todo e pediu-me para ficar com ela, com a autorização da dona, claro! Depois de uma manhã passada em Belém, à tarde estivemos a fazer scones para levar para o Book Club amanhã (o livro este mês é The Bell Jar, de Sylvia Plath).



A Mer depois do nosso passeio. Que bonita!



Os ingredientes para os scones. Adoro ver os ingredientes nas tigelas e quando, depois de misturados, se transformam em algo delicioso!



A massa dos scones. As bolas pretas são as passas.



Os scones prontinhos para entrar no forno.



Os scones finais, com os doces que trouxemos da terra. Yummy!



Esta e, se a tecnologia tiver jogado a meu favor, Postdamer Platz. Na 6ä feira, depois de comprar o handy fui com o Emilio e o Jose a esta gigantesca praca. Nessa noite fomos a uma festa Erasmus num local que era muito urbano, acho que caracterizava muito bem esta cidade. So o espaco e que encantou porque a festa foi, espero eu que uma das minhas ultimas festas erasmus em Berli. Metade estava com os copos e a outra metade a tentar foyar com os que estavam com os copos. Haja paciencia!
Sabado nao fiz nada... Acordei com a Angela a tocar a campainha para me levar a tabua de passar a ferro. Almocei com o Ai ( chines que mora comigo) e fui com o Emilio explorar as lojas de Alexanderplatz, basicamente, fomos consumistas numa cidade que em cada esquina ou pedaco de rua te pede para comprares. Nao gosto muito disso! Mas rendi-me, tinha que comprar uma esfregona e uma vassoura para mim, nao convem pedir tanta coisa aos vizinhos. A noite fui a um jantar espanhol ( tortilha, jamon, ole!!! E viva la Espanha!).
No Domingo a hora mudou, mas a pobre da Rita pensava que tinha adiantado uma hora. Dai que andei ate as 15h ( que pensava que eram 17h) com o meu dia adiantado. Fui a lavandaria, cheguei la e bati com o nariz na porta, ainda eram 8h30m e eu pensando que eram 10h30m. Quando fui buscar o Emilio para irmos a Kreuzberg e que ele me disse que horas eram e fartou-se de gozar comigo.
Fomos ter com a Tatjana a um cafezinho onde terei que levar as tias e a dona quando ca vierem. Segui-se uma ida a casa da Tatjana e uns acordes na viola da parte do Emilio e umas notas ao piano da parte da Tatjana. Muitissimo bom! Voltamos para os javalis e comemos crepes ä luz das velas.
Comecou a rotina semanal, a excepcao foi a ida a casa da Angela para ir buscar o forno e a musica chinesa que o Ai pos no meu computador.

Monday, October 30, 2006

Este fim de semana voltámos à terra dos meus avós. Desde a morte do meu avô, o ano passado, que não voltava lá. A casa dos meus avós, típicamente rural (e um pouco medieval, com os estábulos em baixo onde dormiam os porcos e as ovelhas mal-cheirosos!), foi deitada abaixo e no lugar construiram esta casa monumental, de dois andares. Infelizmente, não tenho nenhuma fotografia digital da casa original, mas a fachada tinha as típicas pedras das casas do Norte de Portugal, com estrias pintadas de branco. A porta da cozinha estava sempre aberta e o puxador abria para o lado contrário. A cozinha, com um forno a lenha antigo, tinha o tecto todo negro, o que me assustava imenso quando era miúda. O tecto da sala era pintado de verde, bem como as portadas das janelas. Lembro-me de estar sentada na varanda (que dava para o pátio) com as minhas primas, enquanto a minha avó, a minha mãe e as minhas tias tiravam-nos piolhos. E tudo porque a minha prima brincava com uma rapariga chamada Maria Piolhosa!



Felizmente, ficamos com a mesma vista para a serra.





Este é o mesmo tanque, cheio de folhas de videira...

Foi estranho voltar lá e não encontrar a casa dos meus avós. De certa forma, ainda esperava encontrar a porta da cozinha aberta.

Saturday, October 28, 2006


Parabéns Pai

Operação Nariz Vermelho

Ontem passei uma tarde muito agradável na Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian com a Operação Nariz Vermelho. Ri, chorei, foi muito especial e ainda recebi um nariz de palhaço!!!!

P.S. A Mer não foi, ficou com o seu Tio Avô, mas eu não me esqueci dela.
Rita.

Friday, October 27, 2006

Resumo da semana:

2ä feira Ou como diria o Emilio 1ä feira. E a questao que coloco e: Porque e que nao existe 1ä feira????

Bom, 2ä encontrei, mais uma vez ocasionalmente o espanhol de Barcelona ( chama-se Christien), acabamos por almocar juntos ao som de yann Tiersen. E que na Mensa existe um piano e quem quiser pode ir la tocar, assim, uma das alminhas berlinenses que por ali estava pos os dedinhos a funcionar e tornou o nosso almoco muito mais agradavel.

3ä feira

Fui ao IKEA, yuppi!!!! Comprei mais talheres, mais pratos, mais copos, frigideira, velas, pegas e a aquilo que mais fazia falta : a almofada.
Encontrei o sirio que mora comigo no metro. Que raio!!!
Fui ä StaatOper ver um espectaculo peculiar. Metia criancas,DJ, Opera, Hip Hop e uma belissima Orquestra. Foi... nem bom nem mau... Nao percebia 1/6 das piadas mas no final do semestre hei-de perceber!

4ä feira

Primeira aula do curso de alemao. Muita gente, muitos idiomas, muitos Erasmus.

5ä feira

Uma correria... Acordei penansdo que estava atrasada para ir para a faculdade, cheguei e afinal a aula so comecava 30m depois. Corri para a outra aula, nao houve. Seguiu-se uma aula de direito processual penal, que espero que seja a ultima na Freie Universitat e novamente corri para casa. Comi, corri para a faculdade de Direito da Humboldt para uma aula de Direito processual penal. Fui as compras. Fiz um bolo. Jantei em casa do Christien que nos preparou uma pasta deliciosa. Muito bom cozinheiro!!! Foi um jantar muito agradavel. Cheguei a casa morta ja passava da 1h! Finalmente fui dormir.

Thursday, October 26, 2006


Magic Pencil, Children's Book Illustration Today

Gostei muito de ver esta exposição no CCB, com a Tia Michelle. A sala estava repleta de crianças, todas elas com lupas nas mãos, a verem as várias ilustrações, que se encontravam naquele espaço. Comprei um poster de uma das ilustrações que mais gostei, do John Burningham do seu livro Aldo de 1991.

Tuesday, October 24, 2006



Duas prendas que fizemos (eu e a minha irmã): para a Rita, antes de ir para Berlim fizemos um cachecol azul e amarelo, muito Harry Potter, um saquinho de cheiro com um padrão art nouveau em ponto cruz e uma bolsinha para guardar a moleskin onde ela pode anotar todos os emails dos raparzes giros que ela conhece; e para a Maria, que fez anos a semana passada, fizemos um cachecol e uma bolsinha em forma de envelope onde guardámos uns brincos redondos verdes. Um lindo laço fecha as prendas.
A Rita ainda fez um album com fotografias de Lisboa, de nós e da Mer, que a Rita levou com ela para Berlim. Não temos fotografias, mas na capa a Rita fez um desenho a tinta da china bastante oriental. Muito giro!
Neste momento, estou a ouvir "I Love you Porgy". O que será que a Rita tem ouvido em Berlim?
Michelle.

Monday, October 23, 2006

Esta semana nao foi completa de bons momentos, no entanto, ainda dei umas voltas pela cidade e terminei a minha semana com um Domingo fantastico. Ao meu gosto.
Sexta feira foi o dia das limpezas... A minha casinha precisa de umas limpezas de vez em quando.
Sabado finalmente fui a Postdamer Platz. Por incrivel que pareca, ate nesta cidade encontro gente ao acaso. Encontrei um dos espanhois ( de Barcelona) e como tinhamos combinado um jantar em minha casa ele tambem foi. Seguiu-se uma festa da FU ( Freie Universitat) enganamo-nos na festa fomos a festa errada, no entanto ate dancamos um pouco e la nos divertimos.
O dia de ontem foi tipicamente "domingueiro", isto porque acordei tarde e com o Emilio a tocar a campainha para irmos comer kebab ( pela primeira vez comi kebab em Berlim), passeamos e paramos num cafe italiano para beber algo ( ficamos ali tres horas a conversar). Depois, seguiu-se a ida a lavandaria, um jantar ä luz das velas ( com os espanholitos) e um DVD. Cheguei a casa completamente tranquila depois da semana caotica que tive. Soube mesmo muito bem.
Esta semana prespectiva-se melhor e com uma ida ao IKEA e a compra ( finalmente pois ate o meu pai recomenda) do handy alemao.

Sunday, October 22, 2006

Sobrevivemos ao Dia Aberto do Millenium BCP! Penso que estamos todas bem. Este ano não comemos tanto como o ano passado. Para sobremesa, ficámos só pela mousse, que estava deliciosa, acabadinha de fazer do pacote! O lanche não foi tão bom como o ano passado, porque faltava-lhe as sandes de pão de forma, mas os rissóis de camarão estavam bem bons.
Os concertos foram melhores este ano. A Rita não parava de cantar (sempre antes do Rui Veloso) e nós não parávamos de dançar, sentadas nos nossos bancos e a abanar os braços que nem umas malucas.
Bom, foi muito giro. Para o ano, encontramo-nos lá outra vez, com a Rita Alemã que fez muita falta!
Michelle



As Pistas da Mer

Nos seus passeios diários a nossa querida Mer vai deixando algumas pistas...
"Descobrimos as Pistas,
Descobrimos as Pistas,
Descobrimos as Pistas,
As pistas da MER".

Rita.

Friday, October 20, 2006



Tia Rita em Berlim:
Este é o cachecol de que te falava hoje, que estou a fazer para mim. A lã extremamente suave tem dois tons de vermelho. Será a mesma lã que utilizarei para os vossos cachecois de Natal.
O meu gato cor de rosa serviu de modelo. Para a próxima, vou ver se a Mer tem tempo para posar com um dos meus cachecois! Ficava-lhe a matar!
Michelle
Comecou a chuva.
Ontem fui ao Pergamon Museum. E enorme mas a monumentalidade assustou-me porque parecia que tentaram integrar num edificio dos anos 30 algo com um valor historico inestimavel, algo com mais de 2000 anos. E um museu a visitar numa 5Ä feira depois das 18h.
Estou a ficar viciada em Chocolate quente e em cha (sabe mesmo bem entrar num cafezinho e beber algo quente e sabe ainda melhor poder levar um chazinho quentinho para a sala de aula quando chegas da rua cheia de frio).

Rita em Berlim ( para a mana)

Thursday, October 19, 2006

mapa
A primeira aula de direito processual penal foi a doer, percebi muito pouco. Na proxima semana comeco a estudar na faculdade. Uffff!
Chega de mas noticias.
Fui ver o Fabuloso destino de Amelie em alemao, muitissimo engracado, pois estava acompanhada de umas queridas ( espanhois amorosos) que conheci perto de casa, na verdade moramos todos nos mesmos edificios. Eles sao super catitas mas como nao podia deixar de ser, o meu gaydar comecou a funcionar em Berlim. Esperemos que nao por muito tempo...
Vou comecar a procurar um quarto para me mudar em Janeiro. Nao me parece que vai ser facil, no entanto, a procura vai ser intensa. Ontem passeiei por Prenzlauerberg ( uma zona onde moram estudantes, artistas, etc...), e encantadora, tem muitos cafes e e talvez uma possibilidade para passar o Inverno, no entanto os transportes nao sao tao acessiveis. Vou ver tambem Charlottenburg ou Savingy Platz ( que e uma zona cheia de pizzarias italinas, assim no Inverno saio de casa e como uma pizza em vez de javalis).
O mapa ajuda a localizar as zonas.

Wednesday, October 18, 2006


Parabéns Maria!!!!
A Mer não se importa de partilhar um pouco do bolo dela contigo.
Rita.

Mer, a Filósofa

A Mer iniciou ontem a sua incursão pelo mundo da Filosofia.
Esta cadela é uma verdadeira intelectual!!!!
Rita.

Tuesday, October 17, 2006


Lembram-se do fim de semana de Páscoa em Ferreira do Alentejo? A Rita enviou-me esta fotografia tirada pela nossa alemãzinha quando passeávamos de carro. Tudo à nossa volta era lilás e verde e azul e não conseguímos resistir. Para o ano temos que voltar, mesmo com a banheira a deitar água por todos os lados e com os fantasmas da casa do lado.
Maria, espero que tenhas um dia bonito.
Michelle

Monday, October 16, 2006

Tal como previa este fim de semana deu para visitar umas coisas e assim sendo ja tenho novidades.

Sexta- feira

Finalmente ja tenho pratos, talheres, tigela e ate um tupperware. Bendita Angela que ate um edredon ou edredao me forneceu. Conheci a cidade, continuo a achar as ruas da cidade enormes. Tenho saudades das ruas de Lisboa...

Sabado

Como nao podia deixar de ser fui a uma das Feiras da Ladra ca de Berlim. Chama-se Kunst und Trodelmarkt. Fiquei muito contente pois comperi livros do Tio patinhas em alemao. Vai ser uma das formas de aprender alemao alem de ouvir a Suzzane e a radio. Isto com o tempo vai la.
Tive que vir a casa buscar um cachecol e umas luvas pois nao aguentava o frio.
A tarde foi interessante. Finalmente conheci a Tatjana, por incrivel que pareca fui eu quem lhe mostrou a Ilha dos Museus Unten den Linden, etc... Visitamos duas exposicoes interessantes uma delas numa galeria hungara que me fez lembrar a exposicao que vi com a Rita pires em Madrid dos colchoes. Desta vez eram fotografias de locais onde o artista ja tinha dormido.
Depois fui a um cafe muito giro, as tias vao gostar.
Uma nota apenas para referir que nada em Berlim pode ser considerado fora do normal isto porque esta cidade presenteou-me com uma parada de caes e gatos. Qual Love Parade, qual Electro Parade, vivam os animais domesticos. Mer, aqui serias uma heroina.


Domingo

Fui a Spandau, e uma antiga cidade que faz parte da grande Berlim. Nao e uma beleza e portanto, voltamos para Berlim...Descobri um outro cafe, tambem este bastante simpatico.
Finalmente jantamos todos juntos. Fiz quiche porque uma das chinesas esta a aprender frances.

Segunda

Comecou cedo para quebrar a rotina do fim de semana. Aulas na Faculdade, primeira aula, direito do trabalho, tudo em alemao. Ceus!!!!

Parabens ao Herr Canhoto e ä Frau Ambar.

Sunday, October 15, 2006


Cowardly Lion from "The Wizard of Oz":
Put 'em up, put 'em up! Which one of you first? I can fight you both together if you want. I can fight you with one paw tied behind my back. I can fight you standing on one foot. I can fight you with my eyes closed. Oh, pull an axe on me, eh? Sneaking up on me, eh? Why, I'll... Ruff!

Thursday, October 12, 2006

Berlim e enorme. Os computadores alemaes nao me permitem escrever portugues correctamente. Hoje lembrei-me muitas vezes da nossa mer, vi muitos cocos na rua.
Ainda so tive tempo para tratar de coisas burocraticas e assuntos que tenham a ver com a casa. Vivo com 5 pessoas, dois chineses, um sirio, uma austraica e um polaco (se nao estou em erro).
A minha casinha fica perto da Floresta de Berlim e portanto, de vez em quando, nomeadamente no Verao, os javalis ( white pigs segundo a chinesa Yng) atacam.
Ainda nao tenho muito a dizer no que respeita ä cidade mas espero que nos proximos dias ja possa acrescentar algo uma vez que vou visitar alguns museus e fazer vida de turista.
Um beijinho grande a todas as tias.

Wednesday, October 11, 2006


Para a minha Tia Rita,

"Tia Rita hoje fui passear com a minha outra Tia, que me levou até Belém. Eu gostei bastante e portei-me muito bem! Depois a Tia Michelle veio almoçar comigo e deu-me muitos miminhos. De seguida fui ao Jardim da Estrela (fotografia), não pude ficar lá muito tempo, pois a minha Tia Rita tinha o carro mal estacionado!! E sabes depois quem é que eu encontrei?? A Tia Maria, que às vezes se chateia comigo, mas que no fundo, no fundo adora-me porque, eu sou irresistível!!! Muitos woofs woofs para ti".

Tuesday, October 10, 2006


Para a tia Rita, que parte amanhã desta linda cidade para uma cidade igualmente bonita ,mas um pouquinho mais fria.
Nunca te esqueças de Lisboa, do Tejo sempre a espreitar, das igrejas de mármore branco, do som dos eléctricos ao virar da esquina, dos azulejos coloridos dos prédios pombalinos, dos altos, dos baixos, da roupa estendida nas janelas de Alfama, do castelo a observar a cidade,...
Ficamos à tua espera. Volta depressa.

Monday, October 09, 2006


As tias da Merche são três moças lisboetas que têm em comum o amor a uma cadela.
A Mer tem um ano e meio e foi encontrada numa tarde de Primavera na Feira da Ladra, ao colo de uma senhora muito sorridente.
Este blog é dedicado à Mer e às suas queridas tias, que devido ao facto de neste momento a Mer estar "in calore", ie, com o cio, se encontram a tentar salvar a sua florzinha. Continuem a ler este blog para saber novas aventuras da Mer e das suas tias.
Uma das tias vai estar em Berlim e as outras continuam por cá a zelar para que a florzinha se mantenha intacta.