Monday, October 30, 2006

Este fim de semana voltámos à terra dos meus avós. Desde a morte do meu avô, o ano passado, que não voltava lá. A casa dos meus avós, típicamente rural (e um pouco medieval, com os estábulos em baixo onde dormiam os porcos e as ovelhas mal-cheirosos!), foi deitada abaixo e no lugar construiram esta casa monumental, de dois andares. Infelizmente, não tenho nenhuma fotografia digital da casa original, mas a fachada tinha as típicas pedras das casas do Norte de Portugal, com estrias pintadas de branco. A porta da cozinha estava sempre aberta e o puxador abria para o lado contrário. A cozinha, com um forno a lenha antigo, tinha o tecto todo negro, o que me assustava imenso quando era miúda. O tecto da sala era pintado de verde, bem como as portadas das janelas. Lembro-me de estar sentada na varanda (que dava para o pátio) com as minhas primas, enquanto a minha avó, a minha mãe e as minhas tias tiravam-nos piolhos. E tudo porque a minha prima brincava com uma rapariga chamada Maria Piolhosa!



Felizmente, ficamos com a mesma vista para a serra.





Este é o mesmo tanque, cheio de folhas de videira...

Foi estranho voltar lá e não encontrar a casa dos meus avós. De certa forma, ainda esperava encontrar a porta da cozinha aberta.

1 comment:

As Tias da Mer said...

sua piolhosa!ja tenho saudades tuas!
rita ( a bola) em berlim