Tuesday, April 10, 2007


VIENA, AUSTRIA, 6 DIAS

Prometi às tias que escreveria e poria fotografias no blog das minhas viagens, pois bem, nos próximos 5 dias tentarei dedicar um post a cada cidade que visitei.
Começo pela primeira cidade. Viena.
Cheguei a Viena numa quarta-feira depois de ter dormido umas miseras quatro ou cinco horas ( se tanto) porque na noite anterior era a noite de despedida das minhas visitas Serena e Lorenzo. Devo dizer que me diverti muitissimo com estes dois meninos. Foi fenomenal. Espero que voltem brevemente.
Acolheu-me ali a Mafalda que nessa mesma noite me fez o favor de me mostrar uma cidade que me impressionou.

E uma catedral esplêndida.

No entanto devo dizer que achei a cidade bastante sumptuosa e requintada,

isto porque tudo parece que deve ser perfeito de mais. Não lhe retiro o mérito. É de facto uma cidade maravilhosa mas contrasta bastante com a cidade onde vivo em Portugal ( a minha Lisboa com as ruelas de Alfama e do Castelo, com as festas dos Santos Populares, com o cheiro a sardinha assada) e com a cidade onde vivo actualmente ( Berlim que é do mais underground e alternativa que existe, com bares e discotecas em caves, com centros socias que seguramente não passariam em qualquer inspecção, com grafittis nas paredes, com prédios recentes, com uma moderna arquitectura)e por isso talvez a tenha considerado tão "coquete".

Adorei os prédios, quando vi novamente prédios com um pouco mais de história, prédios requintados, cores e cultura que transbordava em Igrejas, Palácios, Monumentos etc fiquei realmente contente.

Estive em Belvedere

onde pude ver quadros do meu pintor favorito Gustav Klimt, aí vi o famoso "Beijo" e "Adão e Eva" e reparei que nunca me tinha apercebido que este ultimo era um quadro inacabado. Foi surpreendentemente este pequeno Museu o que mais me fez estar proxima de quadros que nunca pensava que teria oportunidade de ver ( pelo menos tão cedo). Passei também por Leopold Museum ( Museums Quartier) onde tive a oportunidade de ver quadros de Schiele mas de facto o que mais me impressionou nem foram os quadros de Schiele mas sim os esboços do mesmo. E para concluir a ronda dos Museus em Viena estive em Schonbrunn, o palácio da famosa Sissi.

Depois nesta mesma cidade gostei de andar sem ver as ruas no mapa, andar de bicicleta e fazer piqueniques improvisados. Além disso devo mencionar que a cidade tem muita Arte Nova.

Mas devo dizer que o que mais gostei foi de ter ido à Opera, à verdadeira Ópera. Ai sim, assisti a um espectaculo como deve ser, uma verdadeira Orquestra composta de muitos musicos, uma plateia a transbordar de alegria quando o espectáculo terminou, cantoras líricas e tenores com um timbre fantástico e um mundo chique que rodeia toda esta riqueza de sons, cores e seres.
Devo agradecer à Mafalda que foi uma verdadeira "Sicerone" apesar de estar atrapalhada com os trabalhos para a Uni.

E para terminar uma fotografia que gosto muito.

A bola

5 comments:

Honey Daze said...

A bola de bicicleta em Vienna? Deves ter perdido uns quilitos, não? :D

JohnnyBoy said...

Que foto fantástica, a da montra, à noite. ,o)

As Tias da Mer said...

a do Valentino ou aquela em que aparece a Mafalda?

Honey Daze said...

Que interessante - um chapeu de crochet com uma fita de setim...

JohnnyBoy said...

A da Mafalda.